O VIGNERON

Depois de ser apelidado de “enólogo voador” pela imprensa portuguesa, Rui Reguinga acabou por se fixar no Alto Alentejo, mais propriamente no coração do Parque Natural da Serra de São Mamede, para se dedicar a cada detalhe do Terrenus.

vigneron_nova-min
vigneron2-min

Rui Reguinga é um dos mais reputados enólogos portugueses, reconhecido pela mestria e dedicação ao terroir. O seu intenso e extenso trabalho valeu-lhe a atribuição do prémio de “Enólogo do Ano” pela Revista de Vinhos, em 2009, a juntar às inúmeras medalhas e distinções conquistadas pelos seus vinhos. Tem sido igualmente membro do júri em várias edições dos prestigiados concursos International Wine Challenge, Concours Mondial de Bruxelles ou Decanter World Wine Awards.

Nasceu em 1966, em Almeirim, no Ribatejo, no seio de uma família com raízes no mundo da vinha e do vinho. Filho e neto de vitivinicultores, cresceu com o sonho de prosseguir uma carreira na área. Esta vocação ganhou forma ao licenciar-se em Engenharia Alimentar pelo Instituto Superior de Agronomia em Lisboa, depois realizou uma pós-graduação em Marketing de Vinhos na Universidade Católica do Porto e uma especialização em “Dégustation des Vins” pela Universidade de Bordéus.

“Para mim, o conceito ideal seria uvas orgânicas e adega tecnológica. Mesmo considerando a criatividade, não podemos descurar a componente técnica do trabalho do enólogo, pois se tropeçamos em falhas nunca chegamos a fruir a essência do vinho.”

4-min

Rui Reguinga estagiou, em 1990, na região de Champagne e, pouco depois, iniciou a sua carreira como enólogo assistente de João Portugal Ramos. No ano de 2000, criou a sua própria empresa de consultoria, o que lhe permitiu desenvolver projectos em várias regiões de Portugal: Douro, Dão, Beira Interior, Ribatejo, Lisboa, Península de Setúbal, Alentejo e Madeira. O seu conhecimento profundo de terroirs tornou-o no enólogo português pioneiro nas consultorias internacionais em países como Brasil, Argentina e Sri Lanka. A intensa actividade internacional valeu-lhe o título de “enólogo voador” na imprensa portuguesa.

7-min

Hoje, Rui Reguinga é responsável por vários projectos e parcerias de sucesso em Portugal e um pouco por todo o mundo. Mas é à criação dos seus próprios vinhos que dedica maior atenção sempre na procura de desenhar vinhos autênticos e que espelhem todo o perfil e potencial do terroir que lhes dá origem.